segunda-feira, 25 de outubro de 2010

E o fanatismo? Cega as pessoas?

RT @felipeneto "Meu ídolo morreu por mim... E o seu?" - A indagação postada pertence a um evangélico fanático ou um fã alucinado de Nirvana?

Acredito que pelo menos uma vez na vida, alguém já se deparou diante de um fanático. Sim meus caros, os fanáticos estão por toda a parte. Em toda esquina há pelo menos: Um emo, um corinthiano ou um fanático (de qualquer espécie).
Existem diversas formas de fanatismo: Religioso, político, esportivo, dentre outros.

O fanatismo consiste em defender/cultuar uma idéia, uma crença ou  um estilo de vida , ou qualquer outra coisa fervorosamente, de forma irracional e extremista, gerando assim, atitudes agressivas e preconceituosas (muitas vezes impensadas e infundadas) contra aqueles que não pensam/agem da mesma forma.

Para alguns, isso é decorrente de alguma disfunção psicológica, ou seja, a situação pode ser patologica em alguns casos, mas temos que levar em consideração também, que nem todo fanatismo chega a ser nocivo, como aquela guria retardada que é louca por Rebelde e a Dulce Maria, isso é fanatismo de fase, consequências da pré-adolescência, né Nathy?

Particularmente acho que todo tipo de fanatismo deixa as pessoas burras e sem noção nenhuma de bom senso, principalmente quando trata-se de fanáticos religiosos, que por exemplo, dispõe de muito dinheiro para instituíções de má fé, ou aquele torcedor convicto de algum time de futebol que acaba partindo para agressão física e verbal do outro torcedor do time adversário, como temos visto constantemente na mídia, que dia de jogo de futebol, sempre resulta em morte. Aquilo que deveria ser lazer, acaba tornando-se tragédia, há também os adeptos ao satanismo que matam crianças em rituais, que principalmente perdem o respeito pela VIDA entre muitos outros malucos que encontramos por aí como Mark David Chapman, um jovem de 25 anos com histórico de abuso de drogas e problemas mentais, atirou cinco vezes no ex-beatle John Lennon, tirando-lhe a vida para ficar com um pouco da celebridade que desejava.


Um exemplo de fanatismo religioso que resultou em catástrofe:





Para saber mais: http://pt.wikipedia.org/wiki/Jim_Jones

É  terminantemente impensável uma coisa dessas para pessoas em seu juízo perfeito.
Geralmente erradicamos o fanatismo através de críticas e gozações sem prestarmos a menor atenção nas razões pelas quais as pessoas aderem esse comportamento. Certamente esses fanáticos deveriam procurar algum tipo de tratamento para se livrar desse mal e tomar decisões de acordo com o próprio bom senso, porém, grande parte dessas pessoas não tem percepção alguma sobre as próprias ações. E é isso que as fazem tomar certas atitudes drásticas abalando a todos ou causando constrangimentos  e brigas desnecessárias, uma vez que, o respeito é a base para qualquer relação (como já citei em posts anteriores). Então, a melhor maneira de driblar um fanático (se você convive com um) é deixar claro suas opiniões à respeito do assunto que gera discórdia entre vocês. Lembre-se que: Assim como você, a outra pessoa também tem o direito de acreditar e fazer o que ela bem entender, por essa razão críticas jamais adiantarão para apaziguar. O lance é cada um no seu quadrado!

Gostaria de esboçar mais idéias à respeito desse tema (quem sabe eu crie a Parte II desse post)  porém, agora eu preciso voltar ao trabalho. Mas fica aí a dica!

Até!



2 comentários:

Rodrigo Müller disse...

Não entendo muito sobre fanatismo pra falar, mas acredito que nem precisa falar mais nada mesmo né... Falou bem e Bonito :D

E como vc mesma disse, 'o respeito é a base de qualquer relacionamento' então vamos tentar conviver com nossos fanáticos mais próximos - ou talves nós sejamos fanáticos e por uma questão de insconsciência nem temos conhecimentos disso - e até ouvir a Dulce Maria ou a Anahí...

Pelo menos é menos feio curtir isso do que: OLHA O PENTE, PENTE PENTE PENTE... PEEEEEENTE... ÓÓÓ O PENTE =/

<o/ Viva o fanatismo semi-reprimido <o/

Jenis disse...

Esqueci de mencionar ainda, que apesar de já ter sido fanática pelas Spice Girls, eu ainda gosto delas! AHIUhuaHAIHa

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...