quarta-feira, 15 de junho de 2011

Dia dos namorados

Sei que o dia dos namorados já foi, porém, curiosidades nunca é demais...

Nos Estados Unidos e em alguns países da Europa, o "Dia dos Namorados" é chamado de "Dia de São Valentim" e é comemorado em 14 de fevereiro. No Brasil, a data foi mudada para 12 de junho — uma forma de estimular as compras nessa época.


Segundo a versão mais conhecida, a comemoração teria se originado na Roma antiga, em 498 d.C. O padre Valentim lutou contra as ordens do imperador Cláudio II, que havia proibido o casamento durante as guerras acreditando que os solteiros eram melhores combatentes.

Além de continuar celebrando casamentos, Valentim casou-se secretamente, apesar da proibição do imperador. Tendo se recusado a renunciar ao cristianismo, Valentim foi condenado à morte.


Enquanto aguardava na prisão o cumprimento da sua sentença, ele se apaixonou pela filha cega de um carcereiro e, milagrosamente, devolveu-lhe a visão. Antes de partir, Valentim escreveu uma mensagem de adeus para ela, na qual assinava como "Seu Namorado".


Considerado mártir pela Igreja Católica, a data de sua morte — 14 de fevereiro — também marca a véspera de lupercais, festas anuais celebradas na Roma antiga em honra de Juno (deusa da mulher e do matrimônio) e de Pã (deus da natureza).


Um dos rituais desse festival era a passeata da fertilidade, em que os sacerdotes caminhavam pela cidade batendo em todas as mulheres com correias de couro de cabra para assegurar a fecundidade.


Outra versão diz que no século XVII, ingleses e franceses passaram a celebrar o "Dia de São Valentim" como a união do "Dia dos Namorados".


A data foi adotada no século XIX nos Estados Unidos, tornando-se o "Valentine’s Day" ("Dia de São Valentim").


Na Idade Média, dizia-se que o dia 14 de fevereiro era o primeiro dia de acasalamento dos pássaros. Por isso, os namorados da Idade Média usavam esta ocasião para deixar mensagens de amor na soleira da porta da amada.


Fonte do texto:Guia dos Curiosos

Um comentário:

Coração Peludo disse...

Ahhhhhhhhhhhh ADOREI o post informativo!!!! Conhecimento sobre outras culturas! Fazendo justiça ao nome desse bloguito querido!!!
Beijossss

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...