quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Ser humano x confiança

Depois de um feriado super, voltei para a minha rotina mais feliz, estava precisando mesmo descansar um pouco. Em compensação, percebo que existem pessoas que logo cedo, gostam de importunar as outras. Aí eu paro pra pensar: O que me faz pensar que sou mais do que alguém? ou vice-versa? O ser humano anda cada dia mais pífio, mais imbecil, o ser humano está perdendo totalmente seus princípios e valores (apesar que princípios e valores são coisas que vem de berço, o que MUITA gente não teve, ou finge que não), mas tenho de reconhecer que algumas simplesmente fazem questão de demonstrar que não tiveram um pingo de educação para lidar com outras pessoas. Chamar uma pessoa dessas de animal seria uma ofensa aos animais. Admito, odeio trabalhar com gente, preferiria trabalhar com bichos (se eu fosse menos cagona, é claro!), porque os bichos não sabotam ninguém e se atacam é somente por instinto. 

E por falar em seres humanos...

Seres humanos são mesquinhos, falsos, hipócritas e você nunca sabe o que esperar de uma pessoa, por mais boa que ela lhe pareça ser (até você levar uma rasteira bem grande). Ser humano NENHUM é digno de confiança. Já dizia Renato Russo: "Se quiser alguém pra confiar, confie em si mesmo".
e como dizia Humberto Gessinger: "Mas a dúvida é o preço da pureza", pagamos um alto preço pela nossa inocência. Todos fomos um dia inocentes, todos fomos um dia enganados, todos um dia confiamos em quem não merecia confiança alguma, e eu digo, tomara, tomara a Deus, que todos aprendamos que não é preciso confiar nas pessoas certas, mas é preciso não confiar em absolutamente NINGUÉM! Eu deveria ter aprendido a não confiar nas pessoas desde o dia em que me enrolaram e me roubaram o melhor tazo que eu tinha quando era criança. Mas não aprendi.


Muito das coisas que já deram certo em minha vida, se deve ao fato de eu ter me limitado a contar somente para pessoas que REALMENTE queriam o meu bem, que no caso foram somente pessoas da minha casa, que zelam por mim e pelo meu futuro. O máximo é escancarar as coisas à partir do momento em que elas dão certo, e nem demonstrar tanta felicidade assim, para não atrair  mau olhado (isso pega, é fato!).

Sei que por diversas vezes, somos seduzidos pela tentação da fofoca e maledicência e por muitas outras coisas que não condizem com princípios éticos e morais. Mas é preciso tomarmos conta de nós mesmos, de nossas palavras e ações, que são coisas que não voltam para que sejam consertadas, nem tão facilmente esquecidas. Estamos todos sujeitos a falhas e por essa razão (e principalmente por essa razão) não devemos reparar nas falhas alheias para não corrermos o risco de pagarmos nossa língua e repetí-las, e isso, não demora (experiência própria), e o mais engraçado é que quando passamos pelos apertos, lembramos de uma vez em que criticamos ou fizemos mal para alguém, em que nos dá a sensação de estarmos pagando por algo, e o preço costuma ser bem caro!

Por isso eu cheguei a conclusão que devemos cuidarmos dos outros e de nós mesmos por que isso nos poupa de muitos transtornos futuros e mesmo que não sejamos a honestidade em carne e osso,  a honestidade ainda é o melhor caminho para se levar uma vida tranquila, embora não seja tão fácil praticá-la.

Acho interessante esse blog: http://www.postsecret.com , onde as pessoas enviam cartões anônimos declarando seus segredos. (Site em inglês). Onde podemos ler os segredos das pessoas e refletirmos à respeito.

Completando: Adorei esse post aqui ó: http://conexaolivre.org/blog/?p=1162

"Aceitar tudo é um exercício, entender tudo é uma tensão" (Chesterton)

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...