quinta-feira, 4 de novembro de 2010

A importância da etiqueta na vida empresarial

Por vários dias fiquei pensando em postar algo que seja relacionado com o meu curso, até porque é legal pesquisar sobre diversos assuntos que nos possibilitarão aprender e complementar mais o que vemos em sala de aula. Quero postar algo que seja útil para quem tiver a infelicidade de passar por aqui e ler o meu blog de inutilidade pública. E por que não começar pelas regras de etiqueta?

Atualmente as regras de etiqueta passaram a ser uma questão de Marketing Pessoal de profssionais ligados a diversas áreas, porém, quando trata-se de Secretariado o negócio é mais embaixo, pois secretários e secretárias são como os cartões de apresentação de uma organização e a etiqueta é  primordial e contada como um diferencial, o que pode excluir um bom profissional de um bom cargo apenas por esse 'detalhe'.
Particularmente acho esse negócio de etiqueta um saco (e quem não acha?), mas, como pretendo me graduar na área de Secretariado Executivo, sou obrigada a aprender mais sobre a etiqueta e suas derivações. Confesso que adoro ir em festas de pobre, onde a gente é realmente feliz,  comemos o que e quanto queremos e podemos tirar o salto alto e sair dançando loucamente até desvairar e esquecer que existem regras à serem seguidas. Mas como nem tudo são flores...

Segundo a Wikipédia:
Etiqueta são um conjunto de regras convencionadas para ajudar o relacionamento entre as pessoas. Está dividida em Etiqueta Corporativa e Etiqueta Social, além de outras subdivisões menores, como Etiqueta à mesa e a recente Netiqueta. O conceito de etiqueta está intimamente ligado ao de Cortesia, porém vai além, sendo uma forma de a pessoa que pratica determinado código de etiqueta demonstrar esta cortesia, bem como boas-maneiras. Normalmente, a etiqueta não é escrita, embora diversos especialistas em etiqueta tenham posteriormente escrito seus livro sobre essas regras. A etiqueta usualmente reflete fórmulas de conduta às quais a tradição da sociedade consolidou.

Então vamos lá:

Etiqueta Corporativa: Pode ser facilmente resumida pela palavra ÉTICA. É para quem quer ter bons modos dentro do ambiente de trabalho (muitíssimo importante) onde ressalta que sua postura é sua marca registrada e prega principalmente o bom senso (dificilmente encontrado por aí). Destaca questões como: A utilização da internet em horário de trabalho e acessos às redes sociais e etc; A relação com os profissionais da empresa, onde aborda situações como fofocas, maledicências e etc;O uso indequado do telefone (ou do seu celular particular) bem como dos materiais disponíveis da empresa;
Vale lembrar, que para manter a etiqueta corporativa, devemos saber separar os nossos problemas pessoais do trabalho a ser desempenhado dentro da organização e entre muitas outras coisas.

Rainha da etiqueta social.

Etiqueta Social: Percorre a mesma diretriz que a etiqueta corporativa, podendo até ser incluída na mesma, pois, as empresas organizam eventos, jantares, festas de confraternização sem esquecer é claro das reuniões. São todas situações onde os funcionários estarão expostos e sujeitos a cometerem 'gafes'. A etiqueta social é lembrada principalmente quando aquele funcionário beberrão da empresa dá vexame nas festas, o que garante algumas olhadas tortas na Segunda-feira e risadinhas aos cantos sem contar, é claro, a ressaca moral.

Etiqueta à mesa: Quase que nem é preciso dizer nada, pois, é a subdivisão das regras de etiquetas mais conhecidas, mas também onde encontramos o maior número de pessoas que sabem apenas de sua existência e não a praticam (acho que estou falando por mim). Acredito que saber manusear o garfo e a faca corretamente e ter noções de boas maneiras e não ficar abrindo a geladeira na mesa, já é mais que suficiente, mas para complicar a nossa vida, a etiqueta à mesa impõe muito mais regras do que podemos prever, uma vez que, gastronomicamente o mundo é infinitamente vasto, o que pode nos ocasionar um prato bem desgraçado e desafiador para apresentarmos nossas nem tão treinadas habilidades à mesa.

É fato: Sempre terá alguém para checar se você está fazendo direitinho.

Netiqueta: É a parte onde vamos mostrar não só para nossos chefes e colegas de trabalho, mas para o mundo inteiro quem somos. Por isso é absolutamente importante sabermos bem certinho o que fazemos questão que as outras pessoas saibam. Atitudes na internet podem arruinar uma vida profissional e acabam com qualquer carreira promissora. Por isso, cuidado com fotos no orkut, facebook e demais redes sociais. Principalmente fotos daquelas noitadas com amigos regada a bebidas e com direito a bunda-lelê e tudo mais. Acredito que quanto maior o cargo, maior é a sobriedade é exigida do profissional. E para Netiqueta não vale a máxima: "O que faço fora da empresa é problema meu", é problema exclusivamente seu desde que não seja divulgado aos quatro ventos e nem manche o nome da organização em questão.

É isso! É importante ressaltar que: Nosso comportamento refletirá em que tipo de pessoas/profissionais somos. Podemos ser respeitados ou não devido à isso. A Civilidade garante uma troca mútua de respeito até com aquelas pessoas que consideramos desafetos. É ótimo sermos nós mesmos, mas temos uma imagem a zelar profissionalmente. Melhor deixar para dançar e tirar os saltos em festas de famílias e mais informais.

O tema etiqueta é enorme, quanto mais leio, mais eu vejo quanta coisa eu esqueci de colocar aqui no meio. Mas quem quiser opinar e complementar alguma coisa, deixo os comentários abertos, para quem sabe em uma próxima oportunidade, colocar tudo em questão, é claro, dando os devidos créditos a quem contribuir.

Falando na tal da etiqueta corporativa, já passou da hora de eu aprender a contar até dez antes de me irritar aqui. Às vezes esqueço desse detalhe e perco a linha hehehehe.




That's all Folks!


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...