terça-feira, 23 de novembro de 2010

História, formatos e vantagens dos eBooks

Os eBooks -ou livros eletrônicos- são arquivos de texto que formam uma mídia digital equivalente aos livros convencionais ou impressos. Os eBooks podem ser lidos em computadores e smart phones, além de aparelhos específicos para este fim, como o Kindle, da Amazon.

 Breve história dos eBooks

O mais antigo produtor de livros eletrônicos foi desenvolvido por Michael S. Hart, em um projeto chamado "Projeto Gutenberg", em 1971. No entanto, apenas em 1993 surgiu o primeiro software para a leitura de livros digitais. No mesmo ano, o primeiro eBook foi publicado: "On Murder Considered as one of the Fine Arts", ensaio de Thomas de Quincey.
Inicialmente, os eBooks eram escritos para áreas específicas e para um público muito limitado, abordando assuntos como manuais técnicos de hardware e técnicas de fabricação.
Numerosos formatos de eBooks foram surgindo e se proliferando, alguns já compatíveis com formatos como o PDF, da Adobe, por exemplo.
Devido à exclusividade, ao público bastante restrito e ao mercado fragmentado, não se chegou a um consenso sobre um padrão para os eBooks. Apesar disso, a cada dia a novidade ganhava mais espaço no mercado underground. Muitos editores começaram a distribuir livros de domínio público, enquanto autores com livros que não haviam sido aceitos por editora alguma também começavam a buscar a ferramenta como forma de poder divulgar seu trabalho.
Os catálogos extraoficiais (e muitas vezes desautorizados) dos livros começaram a tornar-se disponíveis na internet, e sites dedicados aos eBooks começaram a divulgar a novidade para o grande público.
Atualmente, dois aparelhos eletrônicos leitores de eBook dominam o mercado: o Kindle, da Amazon, e o PRS-500, da Sony.
Fique por dentro!

fonte: http://www.universitario.com.br/noticias/noticias_noticia.php?id_noticia=7645 


Resolvi colocar algo à respeito dos e-books hoje, porque estou lendo um livro através de meu celular e achei interessante o negócio! É simples e fácil. A única desvantagem é que nem todos os títulos de livros são encontrados em alguns formatos...

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...